CREDENCIADO

 

 

 

 

SERPRO assinatura-governo.png
Conheça a tecnologia que garante
sua identidade no mundo virtual. Saiba como adquirir
O_QUE_É_UM_CERTIFICADO_DIGITAL.jpg

 

No cotidiano, existem muitas maneiras de atestar uma identidade. A voz ao interfone, a presença física numa reunião, a assinatura em contratos e transações. Cada uma com uso e grau de confiabilidade específicos. Mas, e no mundo virtual? Como ter certeza que aquela pessoa que está conversando com você por e-mail ou acessando um ambiente restrito é mesmo quem ela diz ser?

Para as tarefas do dia a dia na internet, usamos logins, senhas e códigos. Mas essas sequências de números e caracteres não são tão seguras como parecem, conforme demonstra o crescente número de golpes virtuais no noticiário. Para transações de maior complexidade, você precisa de mais. Conheça a tecnologia que oferece isso.

 

O que é certificado digital?

O certificado digital é uma inovação que veio para garantir segurança às transações virtuais que se multiplicam na sociedade atual. O certificado é como um documento virtual que permite a identificação incontestável do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos. Funciona a partir de um arquivo armazenado em mídia digital, que pode ser um chip em um cartão, um token USB ou mesmo diretamente no celular do usuário.

Esse arquivo contém os dados pessoais do titular e um conjunto de chaves matemáticas usadas para traduzir esses dados no momento de uma operação. É seguro porque traz consigo diversas técnicas de criptografia (simétrica, assimétrica ou de chaves públicas, HASH) que, integradas, garantem autenticação, sigilo, integridade e irretratabilidade às transações.

No Brasil, a Medida Provisória número 2.200-2, de 2001, instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil), que regulamentou o certificado digital como instrumento de garantia de autenticidade de documentos, assegurando validade jurídica a essa modalidade de assinatura.

 

Para que serve um certificado digital?

Imagine concluir a transferência de um imóvel em São Paulo, resolver uma pendência com a Receita Federal em Brasília e consultar um processo no Tribunal de Justiça em Porto Alegre e, tudo isso no mesmo dia! Ampliar o alcance de sua presença física: esse é o poder de um certificado digital.

Com ele, você realiza transações eletrônicas com segurança, rapidez e presunção legal de veracidade, sem a necessidade de comparecer a um balcão de serviço. Isso significa agilidade e economia para cidadãos e empresas nas relações comerciais e com o governo.

A tecnologia já faz parte dos processos de emissão de notas fiscais eletrônicas, do peticionamento e tramitação de processos no Poder Judiciário e até no registro e atualizações de prontuários médicos em hospitais. Conheça as principais possibilidades de uso para essa nova forma de identificação.

Assinatura de documentos e contratos digitais: os documentos assinados digitalmente com certificado digital ICP-Brasil têm a mesma validade que os documentos assinados em papel. Além de proporcionar economia de insumos, já que não há necessidade de realizar impressões, os documentos assinados digitalmente agilizam processos, pois podem ser enviados por e-mail e assinados de qualquer lugar facilmente;

Autenticação em sistemas: existem vários sistemas com informações confidenciais, especialmente de governo ou de bancos, que só podem ser acessados presencialmente, através da confirmação de identidade. Como o certificado digital garante autenticidade, ele proporciona o acesso a esses sistemas e informações através da internet, não havendo necessidade de comparecimento presencial;

Atualização de informações em sistemas: Além de garantir acesso seguro a sistemas, o certificado também permite a alteração rápida de informações, evitando longos processos burocráticos;

Identificação profissional: diversas categorias, como médicos, advogados e contadores, já utilizam o certificado digital em suas rotinas. Com ele, os profissionais têm a possibilidade de trabalhar com sistemas virtuais unificados e seguros, proporcionando integração e desburocratização de processos relativos a sua área de trabalho.

Relacionamento com o governo: De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), mais de 170 serviços públicos já oferecem ao cidadão toda a comodidade e segurança do uso do certificado digital. Confira uma lista com os principais.

 

Quem pode ter um certificado digital?

O certificado padrão ICP-Brasil pode ser emitido para pessoas físicas e jurídicas. Existem cinco tipos e inúmeros subtipos de certificados, mas os mais comuns e procurados por cidadãos e empresas são os da categoria “Assinatura Digital”, que permite identificar a autenticidade da assinatura e confirmar a integridade de um arquivo. Essa categoria oferece quatro opções, com diferentes características, conforme o quadro abaixo.

 

A1 - Validade de 1 ano

A2 - Até dois anos

A3 - Até cinco anos

A4 - Até 11 anos

 

O par de chaves criptográficas é gerado em software, que fica instalado em uma única máquina.O par de chaves criptográficas é gerado em hardware, como smartcard ou token.O par de chaves é gerado em hardware criptográfico móvel, como smartcard, token ou nuvem.O par de chaves é gerado em hardware criptográfico, como HSM ou nuvem. Inclui a opção de criptografia de curvas elípticas (mais complexa).

Fonte ITI

 

De acordo com o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), existem cerca de nove milhões de certificados ICP Brasil ativos. Quase todos eles (99,7%) são do tipo A1 ou A3. E a maioria está com empresas (55,9%), enquanto as pessoas físicas respondem por 43,8% dos usuários.

Somente em 2019, o número de certificados digitais emitidos cresceu 24%, totalizando 5,49 milhões de unidades. A meta do instituto é que cada cidadão brasileiro tenha o certificado digital como sua principal forma de identificação, permitindo a consolidação de um novo modelo de atendimento totalmente virtual à população, sem a necessidade de deslocamento ou de filas.

 

Como obter um certificado digital?

Se você identificou que sua empresa necessita de certificação digital ou deseja a tecnologia para uso individual, o primeiro passo é procurar uma Autoridade Certificadora, instituição autorizada pelo ITI para realização desse serviço.

Geralmente, o processo é iniciado pela internet, mas é fundamental a etapa presencial, a fim de que a identidade e os documentos do cidadão ou da empresa sejam checados, o cadastro seja realizado e o certificado seja emitido.

Com mais de 500 postos de atendimento e central de suporte 24 horas, o Serpro está pronto para oferecer o certificado digital que você precisa. Nesta página você conhece todas as modalidades oferecidas e faz sua solicitação de serviço online.

 

Certificado no celular

Conheça também a inovação mais recente no mercado: o NeoID – certificado digital em nuvem do Serpro. Mais barato que o modelo tradicional, oferece a mesma segurança com a mobilidade e praticidade do seu smartphone ou tablet.

Entre suas vantagens está a possibilidade de utilizar múltiplos dispositivos móveis com apenas um certificado. A solução também oferece um histórico completo de uso, com envio de notificações e rastreamento de todos as assinaturas realizadas. E se você perder o celular, não tem nada perdido: a dupla checagem de acesso garante sua segurança e basta você indicar outro aparelho para voltar a operar imediatamente. Clique e faça o seu agora mesmo.